Televendas: (41) 3091 - ver fone
Já sou cliente: (41) 3091 - ver fone

Dedetização

Dedetização ou desinsetização é um serviço especializado da nossa empresa no controle de pragas com a utilização inseticidas próprios para ambientes urbanos (domissanitários). Entre as várias técnicas de desinsetização, é possível identificar a atomização, aplicação de gel, pulverização e polvilhamento.

Os profissionais da nossa dedetizadora atuam com as certificações necessárias para atestar o melhor diagnóstico no controle de infestações de insetos como formigas, baratas, mosquitos, aranhas e outros.

Somos especializados em soluções de dedetização para escritórios, indústrias, restaurantes, lanchonetes e comércios em geral.

dedetização Curitiba

Como fazemos a Dedetização ou Desinsetização

A estratégia básica de controle implica na adoção de medidas de saneamento do meio e a aplicação de inseticidas nas áreas de abrigo do inseto.

Hoje em dia existem vários tipos de formulações inseticidas que podem ser aplicadas com segurança no ambiente empresarial ou doméstico, desde formulações líquidas, até sólidas (iscas a base de gel, grânulos, armadilhas e outros).

A aplicação de inseticidas deve ser orientada para os locais de abrigo destes insetos, assim como frestas e ranhuras existentes na estrutura. Podem ser aplicados também em superfícies, visando os locais por onde a barata supostamente irá caminhar (aplicações embanda, nos cantos de paredes e aplicações ao redor do domicílio ou peridomiciliar).

CONTROLE DE PREVENÇÃO DE PRAGAS

Você pode identificar algumas das pragas mais comuns em empresas, condomínios ou residências e aplicar ações preventivas após a dedetização ou desinsetização do ambiente.

Precisa de solução para dedetização de aranhas?

Fale Conosco

DEDETIZAÇÃO DE ARANHAS

Possui cor amarelada, sem manchas. Chega a atingir de 3 a 4 cm, incluindo as pernas. O corpo atinge de 1 a 2 cm. Os pelos são poucos, curtos, quase invisíveis. Essas aranhas vivem em teias irregulares, semelhantes a um lençol de algodão, construídas em tijolos, telhas, tocos de bambu, barrancos, cantos de parede, garagens, preferencialmente em lugares escuros.

Não são agressivas e os acidentes são raros, porém geralmente graves. Os primeiros sintomas de envenenamento são uma sensação de queimadura e formação de ferida no local da picada. O tratamento é feito com soro antiaracnídico ou antiloxoscélico. Possui cor acinzentada ou marrom, com pelos vermelhos perto dos ferrões e uma mancha escura em forma de flecha no abdômen. Atinge até 5 cm de comprimento, incluindo as pernas.

O corpo atinge de 2 a 3 cm. Vivem em gramados e residências. Os acidentes são frequentes, porém não são graves, não necessitando de tratamento com soro.

 

As aranhas armadeiras possuem cor cinza ou castanho escuro e pelos curtos no corpo e nas pernas. Próximo aos ferrões, os pelos são vermelhos. Quando adultas, chegam a atingir até 17 cm de comprimento, incluindo as pernas. O corpo tem de 4 a 5 cm. Não fazem teias, são errantes solitárias, podendo ser encontradas em lugares escuros e vegetação (cachos de bananas, por exemplo). Podem entrar por debaixo das portas das residências, escondendo-se dentro de calçados. Geralmente à noite saem para caçar. São muito agressivas e assumem postura ameaçadora, “armando o bote”, de onde vem seu nome popular. São comuns os acidentes, podendo ser graves para crianças menores de 7 anos. O sintoma predominante é uma dor intensa no local da picada. O tratamento em geral consiste de aplicação local de anestésico e, em casos graves, de aplicação do soro antiaracnídico.

 

Precisa de solução para dedetização de aranhas?

Fale Conosco
PREVENÇÃO CONTRA ARANHAS

AS SEGUINTES MEDIDAS SÃO EFICAZES PARA O CONTROLE E PREVENÇÃO DE ACIDENTES:

  • Manter LIMPOS quintais, jardins e terrenos baldios e forros de telhados, não acumulando entulho como tijolos, telhas, madeiras e lixo doméstico;
  • Aparar a grama dos jardins e recolher as folhas caídas frequentemente;
  • Vedar soleiras de portas com saquinhos de areia ou friso de borracha, colocar telas nas janelas, vedar ralos de pia, de tanque e de chão com tela ou válvula apropriada;
  • Colocar o lixo em sacos plásticos, que devem ser mantidos fechados para evitar o aparecimento de baratas, moscas e outros insetos que são o alimento predileto de aranhas;
  • Examinar roupas, calçados, toalhas e roupas de cama antes de usá-las;
  • Andar sempre calçado e usar luvas de raspa de couro ao trabalhar com material de construção, lenha, e ao realizar a limpeza de seu quintal;
  • Manter caixas de gordura bem vedadas para não atrair baratas, que são alimento para as aranhas.

Para evitar aranhas, o ideal é remover o material acumulado onde as aranhas estavam alojados, o que evitará a re-infestação.

DEDETIZAÇÃO DE BARATAS

A Periplaneta americana, também denominada de barata grande, barata voadora, barata-de-esgoto, é uma das espécies domésticas mais comuns no Brasil.

As baratas americanas podem viver em grandes grupos sobre paredes nuas, desde que não haja perigo ou distúrbios constantes como predadores naturais ou outros riscos (movimento, barulho, etc…). No entanto, normalmente apresentam um comportamento mais tímido, vivendo em ambientes mais reclusos e maiores, uma vez que se tratam de insetos grandes, que não podem se esconder em qualquer lugar.

Os locais preferidos para os adultos se estabelecerem são os esgotos, as canaletas de cabos, as caixas de inspeção, as galerias de águas pluviais e as tubulações elétricas. Aparecem também em áreas pouco frequentadas por pessoas como os arquivos e depósitos em geral, principalmente onde haja abundância de papelão, seu esconderijo preferido.

A B. germânica é denominada de barata pequena, barata alemãzinha, barata alemã, francesinha, paulistinha. Trata-se de barata de pequeno tamanho, altamente prolífica. Como ninfa chega a medir um milímetro.

Os lugares preferidos para se abrigarem são acanhados e geralmente passam despercebidos aos nossos olhos, como por exemplo, azulejos quebrados, batentes de portas, armários e prateleiras de madeira, vãos e cavidades em geral (conduítes elétricos), motores de equipamentos de cozinha, atrás e debaixo de pias e balcões, etc.

Áreas onde ocorrem a manipulação e armazenagem de alimentos estão sujeitas a infestação pela B. germanica. Assim, embalagens de produtos são um eficiente mecanismo de dispersão da praga, uma vez que elas se alojam facilmente em pequenos espaços em caixas de papelão, sacos plásticos e outros materiais. É desta maneira que a barata alemã, assim como outras, pode se dispersar com facilidade para qualquer lugar do mundo, seja vizinhança, seja outro país.

Ocorre a concentração de baratas alemãs na cozinha, sanitários e outras áreas onde haja alimento e umidade disponível.

Em nossas residências podemos facilmente criar habitats para as baratas, através do acúmulo de jornais e livros, acúmulo de lixo, furos e rachaduras em paredes, azulejos soltos, forros de gesso e madeira, vãos entre a instalação elétrica/ hidráulica e as paredes, espaço entre o fundo de armários embutidos e gabinetes em relação a parede. Também são encontradas em armários fechados pouco ventilados, com acúmulo de materiais como em maleiros de guarda-roupas, cabine de quadros de energia e relógio de água, porões, sótãos.

Precisa de solução para dedetização de baratas?

Fale Conosco
PREVENÇÃO CONTRA BARATAS

AS SEGUINTES RECOMENDAÇÕES PROPICIAM UM CONTROLE PREVENTIVO DAS BARATAS OU A DIMINUIÇÃO DA INFESTAÇÃO, NO CASO DE JÁ SE ENCONTRAREM NO AMBIENTE:

  • Verificação dos locais onde há acúmulo de lixos recolhendo-os ou fechando os hermeticamente, devendo manter a casa sempre limpa e o terreno em volta sempre capinado. Remover diariamente todo o lixo em sacos plásticos, principalmente restos alimentares. Lavar periodicamente a lixeira, mantendo a seca e bem fechada.
  • Conservação dos alimentos de modo a impedir o alcance das baratas. Doces, pães, biscoitos devem ser guardados em vasilhas bem fechadas ou na geladeira.
  • Limpeza periódica (quinzenal) de caixas de gordura, mantendo-as sempre bem fechadas
  • Eliminação dos abrigos rebocando-se ou vedando com silicone frestas e outras fendas e eliminação de mesas e armários de madeira das áreas de alimentação. As frestas de armários de cozinha, em cima e abaixo da pia, devem ser vedadas e deve ser feita limpeza periódica do interior destes armários
  • Limpeza diária do fogão e embaixo da geladeira e manutenção da bancada da pia bem seca e limpa durante a noite
  • Revisão de mercadorias e o descarte total de todas as embalagens de papelão ou de madeira usadas para o transporte de alimentos (insetos adultos ou seus ovos são disseminados desta maneira)
  • Eliminação / inspeção dos locais de acesso, tais como: conduítes elétricos, canalizações de águas pluviais, interruptores de luz, saídas de telefones, etc. Manter bem justas as tampas, trocando os espelhos de tomadas ou interruptores quebrados.
  • Limpeza periódica dos ralos da cozinha, área de serviço e banheiros que devem ser do tipo abre e fecha para impedir a passagem de insetos quando em desuso.
  • Vedação de borracha em todas as portas que dão para o exterior das edificações.

Os habitats preferenciais das baratas são perto das fontes de calor e abrigos  como motores de geladeira, freezer, fogões, fornos, coifas, estufas e outros maquinários, locais com pouca ou nenhuma luminosidade. Portanto, deve-se sempre examinar armários, gabinetes, guarnições de portas, prateleiras, quadros de energia elétrica, forros, sob pias e bancadas, depósitos, ralos, caixas de inspeção em cozinhas, rede de tubulações, lixeiras, nos pés e sob os balcões e mesas. Verificar as borrachas de portas de freezers e geladeiras, gabinetes e armários cujas fórmicas estejam soltas ou o compensado esteja muito úmido e dilatado.

DEDETIZAÇÃO DE FORMIGAS

Normalmente nidificam em batentes de portas, guarnições de janelas, atrás de azulejos quando no interior das residências. Na área externa podem ser encontradas no solo, madeiras em decomposição e partes de árvores.

Novas colônias são formadas provalvemente pela migração de uma ou mais rainhas acompanhadas por um número de operárias. Elas possuem o hábito de se movimentar aos ziguezagues quando procuram alimento.

São importantes pragas domésticas, pois consomem vários tipos de alimento, tendo preferência por substâncias adocicadas. São também muito comums em hospitais.

Estas formigas são escuras e pequenas com pernas longas e finas, andam rapidamente em círculos durante o seu deslocamento, daí o seu nome, formiga-louca. Consomem uma grande variedades de alimentos: carnes, doces, frutas, verduras e até refrigerantes. São muito comuns nos hospitais e seu controle é muito difícil.

A maioria das formigas carpinteiras faz seus ninhos em madeira morta, mas podem fazê-los em troncos de árvores, porém não se alimentam da madeira.

Também fazem seus ninhos dentro das casas, aproveitando falhas na estrutura, podendo ser encontradas em vigas de madeiras e molduras de porta. As formigas carpinteiras têm causado sérios danos a aparelhos eletrodomésticos.

Alimentam-se de substâncias açucaradas, ovos, carnes e bolos.

Formam ninhos de terra solta dos quais, quando mexidos, sai um número enorme de formigas, podendo ser observadas larvas e pupas. Os ninhos normalmente estão localizados em locais abertos, tais como gramados, campos de futebol e canteiros de árvores.  Ocasionalmente podem infestar equipamentos eletrônicos e até mesmo caixas de fiação elétrica, podendo provocar curto circuito.

A picada é dolorosa, pois as formigas introduzem o ferrão na pele da vítima inoculando veneno que causa bolhas como se fossem queimaduras. Podem causar respostas alérgicas em algumas pessoas e, em casos graves, choque anafilático.

As formigas lava-pés são onívoras, ou seja, alimentam-se de quase todos os tipos de plantas ou animais e de uma variedade de alimentos domésticos, tais como óleos, carnes, manteiga, queijos, pães e doces.

As formigas cortadeiras, que possuem o hábito de cortar e transportar vegetais de diversos tipos e tamanhos para dentro de seus ninhos são as saúvas (gênero Atta) e quenquéns (gênero Acromyrmex).

Estas estão distribuídas por todo o país e podem ocorrer tanto na área rural quanto no meio urbano. Nas cidades elas cortam plantas de jardins, de pomares, praças e parques. As formigas cortadeiras são seletivas de modo que algumas espécies de vegetais não são cortadas. Elas dão preferência pelo corte de plantas exóticas.

Precisa de solução para dedetização de formigas?

Fale Conosco
PREVENÇÃO CONTRA FORMIGAS

Uma solução caseira para o problema da formiga doméstica é injetar, com o auxílio de uma seringa, uma solução 1:1 de água com detergente de larvar louças dentro das frestas de azulejos e batentes de portas por onde saem as formigas. Esta metodologia deve ser utilizada sempre que as formigas são observadas, mas nem sempre surte o efeito desejado. Para os ninhos de formiga lava-pés pode-se aplicar uma solução a 10% de água sanitária sobre o ninho, ao entardecer. É importante lembrar que a água sanitária pode amarelar a grama.

Os métodos tradicionais de controle de insetos, quando utilizados para

formigas domésticas, têm se mostrados pouco satisfatórios, mesmo quando realizados por empresas especializadas. Obviamente, a aplicação de inseticidas tradicionais, principalmente, aerozóis e pós químicos, não é recomendada, pois além de causarem danos indesejáveis ao ambiente, atingem somente as operárias que estão forrageando mas não elimina a colônia, e ainda podem acentuar o processo de fragmentação das colônias, levando a médio prazo, ao aumento no número de ninhos e, consequentemente, na população ativa de formigas.

A aplicação de iscas tóxicas é a melhor opção para ter sucesso no controle das formigas urbanas. Como qualquer outra isca de inseticida, o ingrediente ativo deve ser de ação lenta, para que as operárias, após o contato com o inseticida, vivam o suficiente para distribuí-lo para outras formigas, inclusive para a rainha.

Dedetização ou Desinsetização especializada para empresas

A Bio Control é especializada no controle de pragas em ambientes corporativos e industriais como cozinhas, depósitos, barracões, escritórios e muitos outros. Oferecemos ótimas soluções através dos diagnósticos elaborados por profissionais experientes devidamente capacitados e certificados.

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Está com dúvidas? Confira as perguntas frequentes.

Como e porque aparecem baratas na minha casas ou empresa?

As pragas precisam de quatro fatores para se instalar em um local que são: alimento, água, acesso e abrigo. As baratas francesinhas são características de áreas de manipulação de alimentos.

Dispersam-se com muita facilidade através de embalagens, abrigando-se nos espaços internos e dobraduras de caixas de papelão, sacos plásticos e quaisquer outros materiais.

Quais os sintomas da picada da aranha marrom?

Quando alguém é picado pela aranha marrom, essa pessoa não sente nada ao ser picada, pois a picada de aranha marrom é indolor e não apresenta nada no primeiro dia, somente após 12 ou 24 horas que a picada começa a mostrar seus efeitos:

  • Inchaço;
  • Bolhas no local da picada;
  • Dor no local e necrose;
  • A morte do tecido epitelial.

Veja abaixo a evolução da picada dia após dia:


O veneno tem cheiro forte?

Não necessariamente, existem produtos em que o cheiro é mais irritante, como também produtos totalmente inodoros. A utilização do produto depende exclusivamente da praga alvo, do grau de infestação e do ambiente onde será aplicado.

Produtos com odor mais irritante são necessários em locais onde o acesso à praga é mais difícil, com alta infestação e é necessário o desalojamento dessas pragas.

Preciso sair de casa para a dedetização e quanto tempo?

Somente quando a dedetização for por inseticidas líquidos é necessária à evacuação do local, de modo geral o tempo ausente é de 06 (seis) horas fora do ambiente dedetizado, porém, em locais onde tenham crianças, idosos, pessoas com rinite, bronquite ou asma este tempo deve ser estendido para 08 (oito) horas.

Após este período é necessário se proceder a aeração do ambiente abrindo portas e janelas pelo período mínimo de 20 (vinte) minutos para que todo odor seja eliminado do ambiente.

O veneno mata ou afugenta o inseto?

Os inseticidas são desenvolvidos para eliminar os insetos seja pelo contato no momento da aplicação ou por contato com o resíduo que fica no ambiente

De quanto em quanto tempo preciso fazer esse serviço?

O ideal para ter um controle eficaz é que a dedetização seja efetuada no mínimo a cada 03 (três) meses.

A aplicação em gel funciona?

Dependendo da praga alvo e do grau de infestação a aplicação em gel é muito mais eficaz que a aplicação pulverizada.

Preciso cobrir os utensílios domésticos?

Somente quando a aplicação for direcionada a insetos que voam é necessário cobrir utensílios domésticos, pois a aplicação é focada em paredes e no teto, para insetos rasteiros (baratas, formigas etc.) não é necessário cobrir.

Como devo proceder após a aplicação?

Após a aplicação deve-se fazer a aeração do local, recolher com uma vassoura os insetos mortos e por pelo menos quatro dias não se deve lavar o piso onde foi aplicado o inseticida.

Eu mesmo posso fazer a dedetização?

Não é recomendável, pois os produtos são tóxicos e precisam de pessoas capacitadas e com equipamentos de proteção individual adequado para esse tipo de serviço.

Fale com a Bio Control direto pelo WhatsApp.